Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de maio de 2017.
/ CAP
19/05/2017
CAP
Ata da décima reunião do CAP - 16/01/2017 (Gestão 2016/2017)
Aos dezesseis dias do mês de janeiro de 2017, às 14:00 horas, foi realizada a reunião do Conselho do Artesanato Paulista – CAP, com a presença dos Conselheiros Artesãos: Sra. Cleide de Fátima Toledo Baptista – Vice-presidente, Sr. Karl Heinz Hadzic (Guarulhos), Sr. João Pedro Costa (Ribeirão Preto), Sr. José Geraldo dos Santos (Campo Limpo - São Paulo), Sra. Maria Luciana Galloni Pereira (Atibaia), Sra. Loli Colpa, Sra. Juliana Junqueira (Secretaria de Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo), a Sra. Elisabete Bacelar do Carmo (Presidente do CAP), e os artesãos e artesãs paulistas: Sra. Maria de Fátima Freire, Sra. Josilda Amaral Barreto, Sra. Sibeli Perez Bris, Sr. Wanderley Perez Bris e a Sra. Marli Lopes Dalle Molle,  para tratar da seguinte pauta:

1 – Leitura da Ata da reunião anterior;
2 – Encontro de Artesãs e Artesãos Paulistas;
3 -  Assuntos gerais.

A reunião foi realizada no auditório “C” do Prédio Cidade I, na data anteriormente determinada pelo CAP: a terceira segunda-feira do mês, ficando desde já marcada a reunião de fevereiro de 2017 para o dia 20 de fevereiro p.f..  A convocação é mera formalidade.
Não contamos ainda com os representantes das Secretarias de Turismo e da Cultura e não participaram os representantes da Sociedade Civil, embora avisados.

A Conselheira Loli Colpa, solicitou a palavra para informar a todos que este mês estará mudando-se para a cidade de Guaranésia em Minas Gerais e não poderá mais participar das atividades do CAP.  Agradeceu a todos e relembrou suas atividades com a Sutaco, com o CAP, o conhecimento com todos os presentes e fez um breve histórico de suas atividades como Artesã e Design, falando do orgulho que tem do seu trabalho, da sua trajetória e da sua arte. Foi por todos aplaudida.  Foi-lhe solicitado que lesse a Ata da reunião anterior.  Lida, foi por todos aprovada.

As artesãs que vieram à reunião solicitaram a palavra para falarem sobre a Avenida Paulista.  Disseram que antes conseguiam expor seu artesanato mas, de uns tempos para cá, teriam que chegar às três, quatro horas da madrugada para tentar um lugar, pois o pessoal que expunha industrianato pegava todos os lugares demarcados.  Um artesão trouxe reportagem do Estadão em que os artesãos pedem critérios e maior clareza para a exposição nos lugares demarcados nas vias para “artista de rua” onde se incluem. A Sra. Presidente do CAP informou que a Prefeitura Regional da Sé solicitou o auxílio da Sutaco para acompanhar o Prefeito Regional e os fiscais da Prefeitura em diversas blitz (Avenida Paulista, Praça da República...) para poder instruí-los sobre o artesanato.  Também foi acertado o treinamento dos Fiscais Municipais, Guarda Municipal e Polícia Militar pelos técnicos da Sutaco para poderem identificar artesanato.  Essa parceria será muito boa para os artesãos e artesãs.  A Sra. Presidente do CAP também esclareceu que cabe aos municípios determinarem o uso do solo e a fiscalização sobre as atividades ali desenvolvidas.

A Sra. Presidente passou então para o segundo item da pauta: o Encontro de Artesãs e Artesãos Paulistas.  Fez algumas ponderações acerca do prazo (19 de março) estar muito curto para mobilizar os artesãos e artesãs do Estado.  Após longo debate entre todos ficou definido que esse primeiro encontro seria para Artesãs e Artesãos Paulistanos. A mobilização para esse encontro servirá também como impulso para os artesãos e artesãs do interior e do litoral fazerem seus encontros, para que, no segundo semestre se faça o Encontro de todos já preparando o Congresso do CNARTS desse ano que será, provavelmente, no Estado do Amazonas.

Pelo adiantado da hora foi encerrada a reunião. A próxima reunião será, como previsto, no dia 20 de fevereiro, das 13:30 às 17 hs, no auditório do Edifício Cidade I.   São Paulo, 16 de janeiro de 2017.


Atalhos da página

NOS ACOMPANHE NO FACEBOOK

Sutaco
Rua Boa Vista, nº 170
Edifício Cidade I, 3º andar
CEP 01014-000-Centro
São Paulo - SP - Brasil
Loja: Rua XV de Novembro, 318, junto à loja da Imprensa Oficial.

Fale conosco:
• Cadastro: (11) 3241-7334
• Comercialização: (11) 3241-7333
• Cursos: (11) 3241-7330
• Nota fiscal: (11) 3241-7335
• Subsecretaria (11) 3241-7327
Horário de Funcionamento:
Das 8h às 17h.

Rede Corporativa e-Solution Backsite