Santos - São Paulo - Brasil, 25 de maio de 2017.
/ CAP
19/05/2017
CAP
Ata da décima reunião do CAP - 16/01/2017 (Gestão 2016/2017)
Aos dezesseis dias do mês de janeiro de 2017, às 14:00 horas, foi realizada a reunião do Conselho do Artesanato Paulista – CAP, com a presença dos Conselheiros Artesãos: Sra. Cleide de Fátima Toledo Baptista – Vice-presidente, Sr. Karl Heinz Hadzic (Guarulhos), Sr. João Pedro Costa (Ribeirão Preto), Sr. José Geraldo dos Santos (Campo Limpo - São Paulo), Sra. Maria Luciana Galloni Pereira (Atibaia), Sra. Loli Colpa, Sra. Juliana Junqueira (Secretaria de Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo), a Sra. Elisabete Bacelar do Carmo (Presidente do CAP), e os artesãos e artesãs paulistas: Sra. Maria de Fátima Freire, Sra. Josilda Amaral Barreto, Sra. Sibeli Perez Bris, Sr. Wanderley Perez Bris e a Sra. Marli Lopes Dalle Molle,  para tratar da seguinte pauta:

1 – Leitura da Ata da reunião anterior;
2 – Encontro de Artesãs e Artesãos Paulistas;
3 -  Assuntos gerais.

A reunião foi realizada no auditório “C” do Prédio Cidade I, na data anteriormente determinada pelo CAP: a terceira segunda-feira do mês, ficando desde já marcada a reunião de fevereiro de 2017 para o dia 20 de fevereiro p.f..  A convocação é mera formalidade.
Não contamos ainda com os representantes das Secretarias de Turismo e da Cultura e não participaram os representantes da Sociedade Civil, embora avisados.

A Conselheira Loli Colpa, solicitou a palavra para informar a todos que este mês estará mudando-se para a cidade de Guaranésia em Minas Gerais e não poderá mais participar das atividades do CAP.  Agradeceu a todos e relembrou suas atividades com a Sutaco, com o CAP, o conhecimento com todos os presentes e fez um breve histórico de suas atividades como Artesã e Design, falando do orgulho que tem do seu trabalho, da sua trajetória e da sua arte. Foi por todos aplaudida.  Foi-lhe solicitado que lesse a Ata da reunião anterior.  Lida, foi por todos aprovada.

As artesãs que vieram à reunião solicitaram a palavra para falarem sobre a Avenida Paulista.  Disseram que antes conseguiam expor seu artesanato mas, de uns tempos para cá, teriam que chegar às três, quatro horas da madrugada para tentar um lugar, pois o pessoal que expunha industrianato pegava todos os lugares demarcados.  Um artesão trouxe reportagem do Estadão em que os artesãos pedem critérios e maior clareza para a exposição nos lugares demarcados nas vias para “artista de rua” onde se incluem. A Sra. Presidente do CAP informou que a Prefeitura Regional da Sé solicitou o auxílio da Sutaco para acompanhar o Prefeito Regional e os fiscais da Prefeitura em diversas blitz (Avenida Paulista, Praça da República...) para poder instruí-los sobre o artesanato.  Também foi acertado o treinamento dos Fiscais Municipais, Guarda Municipal e Polícia Militar pelos técnicos da Sutaco para poderem identificar artesanato.  Essa parceria será muito boa para os artesãos e artesãs.  A Sra. Presidente do CAP também esclareceu que cabe aos municípios determinarem o uso do solo e a fiscalização sobre as atividades ali desenvolvidas.

A Sra. Presidente passou então para o segundo item da pauta: o Encontro de Artesãs e Artesãos Paulistas.  Fez algumas ponderações acerca do prazo (19 de março) estar muito curto para mobilizar os artesãos e artesãs do Estado.  Após longo debate entre todos ficou definido que esse primeiro encontro seria para Artesãs e Artesãos Paulistanos. A mobilização para esse encontro servirá também como impulso para os artesãos e artesãs do interior e do litoral fazerem seus encontros, para que, no segundo semestre se faça o Encontro de todos já preparando o Congresso do CNARTS desse ano que será, provavelmente, no Estado do Amazonas.

Pelo adiantado da hora foi encerrada a reunião. A próxima reunião será, como previsto, no dia 20 de fevereiro, das 13:30 às 17 hs, no auditório do Edifício Cidade I.   São Paulo, 16 de janeiro de 2017.

Rua Boa Vista, nº 170
Edifício Cidade I, 3º andar